Para aqueles que são amantes da natureza...

"Este cerrado é um pouco como o nosso povo brasileiro. Frágil e forte. As árvores tortas, às vezes raquíticas, guardam fortalezas desconhecidas. Suas raízes vão procurar nas profundezas do solo a sua sobrevivência, resistindo ao fogo, à seca e ao próprio homem. E ainda, como nosso povo, encontra forças para seguir em frente apesar de tudo e até por causa de tudo"

Newton de Castro


quinta-feira, 3 de março de 2016

Proteínas

São compostos orgânicos complexos, formado por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Suas unidades básicas são os Aminoácidos, que se ligam em cadeias, os polipeptídios. Os aminoácidos caracterizam quimicamente pela presença de um átomo de carbono, ao qual se ligam um grupo carboxílico (COOH), um grupo amina (NH2), um radical e um átomo de hidrogênio. São sensíveis à temperatura.





Os vegetais conseguem produzir todos os tipos de aminoácidos, enquanto os animais devem obter parte deles por meio da dieta, por não serem capazes de produzi-los. Os aminoácidos produzidos por um organismo são chamados de aminoácidos naturais. Aqueles obtidos por meio da dieta são denominados aminoácidos essenciais. 
São conhecidos cerca de vinte aminoácidos que rotineiramente participam da estrutura das proteínas. Ex.: glicina, valina, serina, isoleucina, cisteina, leucina, ácido glutâmico. 



Para formar as proteínas, os aminoácidos combinam-se por meio de ligações químicas denominadas ligações peptídicas. Em cada ligação há liberação de uma molécula de água. As proteínas podem diferir quanto ao tipo, à quantidade e à ordem dos aminoácidos que as compõem. 

As proteínas são classificadas quanto a sua estrutura em:

Estrutura Primária: 

Sequência linear dos aminoácidos que formam uma cadeia unida por ligações peptídicas.








Estrutura secundária: 

Os aminoácidos se tornam mais próximos e formam uma cadeia enrolada em torno de um eixo cilíndrico imaginário estabilizado por pontes de hidrogênio com vários dobramentos.



Estrutura terciária: Altamente enovelada e compacta. Apresenta vários tipos de ligações químicas. Composta de mais de uma cadeia polipeptídica associadas por pontes de hidrogênio e dissulfídricas entre os aminoácidos que apresentam enxofre (metionina e cisteína).



Estrutura quaternária: 

 As proteínas de alta resistência apresentam esta conformação. 
Ex: Hemoglobinas/tubulinas/anticorpos.

Em resumo:



As proteínas são classificadas quanto á conformação em:

Fibrosas: cadeias polipeptídicas em forma de longos cordões insolúveis (colágeno, expansina) 
Globulares: as cadeias são dobradas sobre si mesma tornando-se esféricas (enzimas). 


Principais Funções das Proteínas 

As proteínas são essenciais aos seres vivos, participando de diversas funções, como: estrutural, enzimática, transporte e defesa. 

  • Estrutural: As proteínas compõem a membrana plasmática e os filamentos que sustentam as células. O colágeno, por exemplo, é uma proteína presente na pele, nos tendões e nos ligamentos. A queratina, outro tipo de proteína, recobre as células da pele e forma pelos, unhas, penas, garras, bicos e placas córneas em diversos animais. 
  • Enzimática: as enzimas são proteínas que facilitam as reações químicas. Praticamente todas as reações químicas que ocorrem nos seres vivos dependem da ação das enzimas. Um exemplo é a amilase salivar, enzima presente na saliva e que auxilia no início da digestão dos carboidratos. Quimicamente são proteínas catalizadoras; diminui a energia de ativação das reações; são altamente específicas (sistema chave fechadura); permanecem intactas após a reação química que catalizam; podem participar de várias reações em intervalo curto de tempo; estão presentes em pequenas quantidades; apresentam sufixo: ase (hidrolases, sintetases, óxido-redutases e transferases). 
Os fatores que vão interferir na atividade enzimática são: pH, temperatura e quantidade do substrato. 
Transporte: Na membrana plasmática das células há proteínas responsáveis pelo transporte de íons entre os meios intra e extracelulares. No sangue dos mamíferos, a hemoglobina é uma proteína que transporta os gases respiratórios para todas as células do corpo. 



  • Defesa: Os anticorpos são proteínas responsáveis pela defesa do organismo contra agentes estranhos, como vírus e bactérias, que podem causar doenças. As imunoglobinas formam o sistema imunológico (linfócitos e plasmócitos). O sistema imunológico pode ser formado através do contato com os microrganismos ou estimulado através de vacinas (Reação Antígeno-anticorpos) 
Há dois tipos de imunização: 

Ativa (vacina): quando é o indivíduo que produz seus próprios anticorpos.
Passiva (soro e amamentação): quando os anticorpos são produzidos em outro organismo.



Referências:

CURTIS, H. Biologia Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1985.
DE ROBERTIS, E. D. P e DE ROBERTIS JR. E.M.F. Bases da Biologia Celular e Molecular. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
JUNQUEIRA, L. C Biologia Celular e Molecular. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.





Nenhum comentário:

Postar um comentário