Para aqueles que são amantes da natureza...

"Este cerrado é um pouco como o nosso povo brasileiro. Frágil e forte. As árvores tortas, às vezes raquíticas, guardam fortalezas desconhecidas. Suas raízes vão procurar nas profundezas do solo a sua sobrevivência, resistindo ao fogo, à seca e ao próprio homem. E ainda, como nosso povo, encontra forças para seguir em frente apesar de tudo e até por causa de tudo"

Newton de Castro


Agrotóxico e os riscos à saúde

Para aqueles que se preocupam com o uso de agrotóxico em nosso país sem controle nenhum e com os riscos que isso poderá causar a curto, médio e longo prazo, procurei reunir nesta página vários trabalho do professor Doutor Wanderlei Antônio Pignati  que a mais de uma década estuda a problemática na região centro-oeste, especialmente no Mato Grosso.
O professor Doutor Wanderlei Antônio Pignati possui graduação em Medicina pela Universidade de Brasília (1976), mestrado em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal de Mato Grosso (1996) e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Fundação Oswaldo Cruz (2007). Atualmente é professor adjunto - dedicação exclusiva da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Vigilância em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde e ambiente, saúde do trabalhador, saúde ambiental, avaliação de riscos, saúde rural e agrotóxicos.

Currículo Lattes
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771796Y8


Artigos publicados em revistas científica:

1. Vigilância aos agrotóxicos: quantificação do uso e previsão de impactos na saúde-trabalho-ambiente para os municípios brasileiros.

2. Malformações congênitas em municípios de grande utilização de agrotóxicos em Mato Grosso, Brasil.

3. Contaminação de águas superficiais e de chuva por agrotóxicos em uma região do estado do Mato Grosso

4. Uso de agrotóxicos na produção de soja do Estado do Mato Grosso: um estudo preliminar de riscos ocupacionais e ambientais*

5. Emprego e Acidentes de Trabalho na Indústria Frigorífica em Áreas de Expansão do Agronegócio, Mato Grosso, Brasil¹

6. Acidente rural ampliado: o caso das “chuvas” de agrotóxicos sobre a cidade de Lucas do Rio Verde - MT.

7. Vigilância aos agrotóxicos: quantificação do uso e previsão de impactos na saúde-trabalho-ambiente para os municípios brasileiros.

8. Distribuição espacial do uso de agrotóxicos no Brasil: uma ferramenta para a Vigilância em Saúde.

9. Processo sócio-sanitário-ambiental da poluição por agrotóxicos na bacia dos rios Juruena, Tapajós e Amazonas em Mato Grosso, Brasil.

10. A AGRICULTURA DO AGRONEGÓCIO E SUA RELAÇÂO COM A INTOXICAÇÃO AGUDA POR AGROTÓXICOS NO BRASIL (2019)

Dissertação de mestrado: 

1. Vigilância em saúde da população exposta aos agrotóxicos pela ótica das organizações de Campo Verde – MT

Apresentação em pdf:

1. Avaliação integrada dos impactos dos agrotóxicos na saúde e ambiente em Lucas do Rio Verde – MT, com ênfase na contaminação do leite materno.

Entrevistas:

1. Wanderlei Pignati: Até 13 metais pesados, 13 solventes, 22 agrotóxicos e 6 desinfetantes na água que você bebe.

2. Brasil consome 14 agrotóxicos proibidos no mundo.


3. “Pesquisas contra agrotóxicos tem viés ideológico”

4. Fiocruz e Inca respondem acusações de que são ideológicas.

5. Não existe uso seguro de agrotóxicos.


Outros:

1. Associação Brasileira de Saúde Coletiva – Abrasco.

Em pdf:  

1. Dossiê ABRASCO: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saude.


Vídeos:


Enviado em 5 de setembro de 2011
Mato Grosso foi notícia em vários veículos de comunicação de todo país por conta de uma pesquisa feita por alunos e professores da UFMT que mostrou uma grave contaminação no leite das mulheres na cidade de Lucas do Rio Verde, localizada a 350km de Cuiabá. O caso vem provocando muita discussão e o assunto ainda é polêmico. Para esclarecer a pesquisa, conversamos com um dos colaboradores, o médico e professor da UFMT, Wanderlei Pignati. e também com o Engenheiro Agrônomo e conselheiro do CREA-MT, Júlio Cesar Alves, que contesta a pesquisa.

Publicado em 28 de maio de 2014
Primeira parte da palestra realizada pelo Prof. Pignati, no final de setembro na Escola de Administração da UFRGS, promovida pelo Grupo de Pesquisa Organização e Práxis Libertadora.



Um comentário: